quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Projeto "Desafios à inclusão digital"


1.1-NOME DA UNIDADE ESCOLAR – Esc. Est. Gercina Borges Teixeira

1.2-ENDEREÇO: Av: Cel. Lindolfo Alves Dias nº 677
Caiapônia/ Goiás

2.Professora responsável pelo projeto: Edna Aparecida Luiza dos Santos Gouveia – ednagouveiacpa@yahoo.com.br


2.1-Diretora: Renata Marques Ferreira de Lima e Silva

2.2-Coordenadora: Maria Auxiliadora Martins Barros

2.Justificativa
O uso de tecnologia no dia a dia do ser humano é uma situação comum, e muitas vezes não se percebe sua presença. Situações, estas que podem e devem ser levadas em consideração para a construção de uma aprendizagem mais significativa de nossa comunidade.
Partindo da perspectiva de integração e desenvolvimento do uso da tecnologia é que surge este projeto. Acredita-se que facilitando a organização de idéias, sugestões, ações e metodologias, a professora dinamizadora Edna Aparecida Luiza dos Santos Gouveia e coordenação Maria Auxiliadora Martins Barros da Escola Estadual Gercina Borges Teixeira possam estimular e apoiar os pais dos alunos da unidade escolar para participar do projeto como alunos e com isto fazer o uso das tecnologias. Preocupada com o futuro decidi realizar este projeto onde estarei desenvolvendo ações que despertem nesses pais cidadãos o desejo de familiarizar, motivar e preparar os mesmos a utilizar computadores e seus aplicativos, bem como recursos tecnológicos disponíveis na internet, provocando transformações cada vez mais visíveis no dia a dia de cada um de nós.

2.Objetivos geral
Este projeto visa a contribuir para a inclusão digital de pais , buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização significativa de recursos de computadores( sistema operacional Linux Educacional e softwares livres) e recursos da internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida.

3. Objetivos específicos
Promover a inclusão digital dos pais.
Refletir sobre o impacto da tecnologia suas contribuições na vida cotidiana e na atuação profissional.
Conhecer e utilizar o sistema operacional Linux Educacional 2.0.
Desenvolver habilidades necessárias ao manejo do computador e de programas que possibilitem a elaboração e edição de textos e de apresentações multimídia, a comunicação interpessoal, interatividade, navegação e pesquisa de informações.

4.PÚBLICO-ALVO: Comunidade Escolar (pais)

5.Duração: 05 dias sendo 1 hora por dia

6.RECURSOS NECESSÁRIOS: Computadores, Internet, máquina digital.

7.PROGRAMAS UTILIZADOS: Navegador de Internet, google earth, editor de texto.
Usar um CD, pendrive, salvar com extensão compatível para abrir em outro sistema operacional.

8.METODOLOGIA
A metodologia usada para o desenvolvimento deste projeto será pautada de maneira que facilite o trabalho ensino-aprendizagem com uso da tecnologia disponível na Unidade Escolar com o auxilio da dinamizadora que possui papel de Estimular e apoiar os pais para o uso das tecnologias aplicadas à Educação.
O trabalho será desenvolvido através de: manuseio dos equipamentos, promoção de parcerias na viabilização das ações previstas no PPP referente ao trabalho com as tecnologias, reuniões com equipe gestora, professores e pais para planejamento de ações e desenvolvimento do projeto que envolva a comunidade escolar, parceria com a professora do NTE na articulação e execução do trabalho proposto.
Portanto, este projeto, será desenvolvido por etapas.
1ª dia - Iniciar apresentando as partes da máquina como:teclado, estabilizador, monitor, mause e como funciona cada um.
Ensinar ligar ,e pedir que mecha no mause depois mostrar a área de trabalho e apresentar os ícones e suas respectivos funções,em seguida pedir que clique no ícone que está na área de trabalho abc ir no multidisciplinar série educacional(GCompris) e ir no ícone Computador, clicar no mause e em seguida no teclado e práticar todas as atividades propostas do nivel baixo ao elevado.
2ª dia apresentar o editor de texto writer e digitar letras, nomes, frases e um pequeno texto. Criar uma pasta e posteriormente salvar o trabalho feito.
3ª dia navegar na internet, fazer pesquisa, copiar figuras, colar.


9.AVALIAÇÃO

A avaliação do trabalho será em forma contínua, reflexiva e crítica, com a participação, criatividade, interesse, durante as aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário